NBR 15823: Concreto autoadensável (CAA)

O concreto autoadensável (CAA)é um tipo de concreto especialmente formulado para se espalhar e preencher formas sem a necessidade de vibração mecânica. Ele se molda sozinho apenas com a força da gravidade, mesmo em estruturas com armaduras densas ou formas complexas. Essa propriedade é resultado de uma composição cuidadosamente equilibrada, que inclui agregados bem graduados, aditivos superplastificantes e, muitas vezes, materiais finos.

Entre as principais características do CAA estão sua alta fluidez, a capacidade de passar por entre as armaduras sem bloqueios e a estabilidade da mistura, o que evita a segregação dos materiais. Mesmo com essa fluidez, o concreto mantém sua homogeneidade, garantindo uma boa distribuição dos agregados e excelente qualidade do produto final.

O uso do concreto autoadensável traz várias vantagens para a construção civil. Como não exige vibração, ele reduz significativamente o uso de equipamentos e a necessidade de mão de obra durante a concretagem. Isso também contribui para um ambiente de trabalho mais silencioso e seguro, além de acelerar a execução da obra. Outro benefício importante é o ótimo acabamento superficial que o CAA proporciona, com menor incidência de falhas ou bolhas de ar nas superfícies aparentes.

A durabilidade também é um ponto forte, já que a mistura bem compactada naturalmente apresenta menor porosidade, o que aumenta a resistência à penetração de agentes agressivos. Por isso, o CAA é uma escolha eficiente tanto do ponto de vista técnico quanto estético, sendo amplamente utilizado em estruturas pré-moldadas, elementos arquitetônicos e obras que exigem alto desempenho e precisão na concretagem.

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Você conhece a NBR 15823?

Essa norma é fundamental para quem trabalha com CAA. A NBR 15823 trata da classificação, controle e recebimento do concreto autoadensável no estado fresco, além de definir os ensaios para garantir a qualidade e o desempenho desse material inovador.

Ela é dividida em seis partes, sendo que a primeira trata da classificação, controle e recebimento e as demais abordam métodos de ensaios a serem realizados. As demais partes tem o seguinte foco:

 
·         Parte 2: Determinação do espalhamento, do tempo de escoamento e do índice de estabilidade visual – Método do cone de Abrams
·         Parte 3: Determinação da habilidade passante – Método do anel J
·         Parte 4: Determinação da habilidade passante – Métodos da caixa L e da caixa U
·         Parte 5: Determinação da viscosidade – Método do funil V
·         Parte 6: Determinação da resistência à segregação – Métodos da coluna de segregação e da peneira

Quanto à classificação, a primeira parte da norma identifica nove diferentes tipos de classes do CAA em seu estado fresco. As nove categorias existentes referem-se a espelhamento, viscosidade plástica aparente, índice de estabilidade visual, habilidade passante pelo anel J, habilidade passante pela caixa L, habilidade passante pela caixa U, viscosidade plástica aparente pelo funil V, resistência à segregação pela coluna de segregação e resistência à segregação pelo método de peneira.

Além disso, a NBR 15823 estabelece critérios rigorosos para garantir que o CAA chegue e seja aplicado na obra com as propriedades adequadas. O controle no estado fresco é essencial para a segurança e desempenho da estrutura.

Critério

Veja algumas das exigências desta norma:

Por betonada, devem ser realizados os seguintes ensaios: ensaio de espalhamento, tempo de escoamento (T500) e índice de estabilidade visual. Já para a habilidade passante (Anel J), deve ser feita a cada 30 m³ ou então uma vez por jornada de trabalho, o que vier primeiro.

Os demais ensaios no CAA devem ter a frequência acordada entre as partes envolvidas no fornecimento e uso do concreto.

Se o concreto for dosado em central ou no canteiro, a 15823 prevê a realização de um mapeamento da aplicação por betonada, sendo obrigatória a rastreabilidade do concreto tanto nos elementos verticais como horizontais.

Esses controles garantem que o concreto mantenha sua performance e trabalhabilidade até a aplicação, evitando falhas e retrabalho.

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Não deixe a qualidade para depois! Siga a NBR 15823 e assegure um concreto autoadensável – CAA – realmente confiável.

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Kiko Salau

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